Modelo de Apelação contra Sentença de Extinção sem Resolução de Mérito por Cerceamento de Defesa em Concurso Público
Publicado em: 14/02/2025 CivelProcesso CivilEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE OROCÓ/PE
Processo nº: 0001111-25.2024.8.17.3010
Apelante: A. P. B. V.
Apelado: Município de Orocó/PE
A. P. B. V., já qualificada nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, interpor a presente APELAÇÃO, com fundamento no CPC/2015, art. 1.009, contra a sentença que extinguiu o processo sem resolução de mérito, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
PREÂMBULO
A presente apelação é interposta em face da sentença que indeferiu o pedido da autora, sob o fundamento de que não houve análise das provas apresentadas nos autos. A decisão, ao não considerar os documentos probatórios anexados, violou princípios constitucionais como o do contraditório e da ampla defesa, previstos no CF/88, art. 5º, LIV e LV.
DOS FATOS
A autora ajuizou, em 16/04/2019, uma Ação Ordinária de Obrigação de Fazer contra o Município de Orocó/PE, alegando que foi aprovada no concurso público realizado pelo demandado em 2015, para o cargo de Assistente Social, tendo sido classificada na 5ª posição. O edital previa a disponibilização de duas vagas para o referido cargo.
A autora anexou aos autos todos os documentos necessários para comprovar o direito pleiteado, incluindo o edital do concurso, sua classificação e a ausência de convocação para o cargo, mesmo havendo necessidade de contratação de assistentes sociais no município.
Contudo, o magistrado de primeira instância indeferiu o pedido, alegando ausência de análise das provas apresentadas. Diante disso, a autora ajuizou nova ação, requerendo a nulidade da sentença por falta de análise das provas. O pedido foi novamente negado, sob o argumento de que a decisão já havia transitado em julgado e que a ação de Querela Nullitatis Insanabilis não seria cabível para reanálise do mérito.
DO DIREITO
A sentença recorrida merece reforma, pois deixou de observar os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório"'>...