Modelo de Embargos de Declaração com Prequestionamento para Correção de Omissão sobre Provas Essenciais em Decisão Judicial
Publicado em: 03/02/2025 CivelProcesso CivilEMBARGOS DE DECLARAÇÃO COM PREQUESTIONAMENTO
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________
Processo nº: __________
Embargante: __________
Embargado: __________
PREÂMBULO
__________, já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por meio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 1.022, opor os presentes EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, em face da decisão proferida nos autos, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
O presente feito trata-se de ação em que se discute a capacidade de a embargada prover o próprio sustento, tendo em vista que as provas apresentadas na inicial e no recurso de apelação demonstram que a mesma possui vínculo empregatício ativo, não havendo qualquer comprovação de incapacidade, seja provisória ou definitiva.
Ocorre que, ao proferir decisão, o magistrado deixou de analisar as provas apresentadas, ignorando elementos essenciais que comprovam a capacidade da embargada de se manter por conta própria. Tal omissão compromete a fundamentação da decisão e prejudica o direito do embargante.
DO DIREITO
Nos termos do CPC/2015, art. 1.022, os embargos de declaração são cabíveis para sanar obscuridade, contradição, omissão ou erro material em decisão judicial. No presente caso, verifica-se a existência de omissão, uma vez que o magistrado deixou de analisar as provas apresentadas que demonstram o vínculo empregatício da embargada e sua capacidade de se manter.
A omissão na análise das provas viola o princípio da fundamentação das decisões judiciais, previsto no CF/88, art. 93, IX, que exige que todas as decisões sejam devidamente fundamentadas, sob pena de nulidade. Ademais, a ausência de análise das provas compromete o contraditório e a ampla defesa, garantidos pelo CF/88, art. 5º, LV.
A doutrina é uníssona ao afirmar que os embargos de declaração são o instrumento adequado para corrigir omissões que possam comprometer a justiça da decisão. Segundo Fredie Didier Jr., "os embargos de declaração não se prestam apenas a esclarecer ou corrigir a decisão, mas também a assegurar que o julgador se ma"'>...