Modelo de Manifestação nos Autos - Impenhorabilidade e Nova Avaliação de Imóvel
Publicado em: 28/11/2024 Processo CivilEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE ___
Processo nº: 0703647-30.2018.8.12.001
Exequente: [Nome do Exequente]
Executado: [Nome do Executado]
[Nome do Executado], já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por meio de seu(s) advogado(s), vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, apresentar MANIFESTAÇÃO NOS AUTOS, nos termos que seguem:
I. DOS VALORES INDISPONÍVEIS E DA IMPENHORABILIDADE
O Executado foi intimado pessoalmente pelo Oficial de Justiça para comprovar que as quantias tornadas indisponíveis são impenhoráveis. O bloqueio de valores ocorreu no âmbito deste cumprimento de sentença, conforme consta dos autos. Importa esclarecer que tais quantias são inferiores a 40 salários mínimos, enquadrando-se, portanto, no conceito de impenhorabilidade previsto em recentes decisões dos Tribunais Superiores.
O CPC/2015, art. 833, X, estabelece que é absolutamente impenhorável o saldo de conta bancária que não exceda 40 salários mínimos, garantido assim o mínimo existencial e a subsistência do devedor. No presente caso, os valores bloqueados representam as únicas economias do Executado, que se encontra em situação de fragilidade econômica extrema, não podendo ser privados para garantir a satisfação de crédito, sob pena de violar os princípios da dignidade da pessoa humana (CF/88, art. 1º, III) e da proporcionalidade.
Assim, é imperioso o desbloqueio imediato das quantias retidas, uma vez que são recursos fundamentais para a manutenção do mínimo existencial do Executado e de sua família.
II. DA AVALIAÇÃO DO IMÓVEL
Concomitantemente, o Executado foi intimado quanto à avaliação do imóvel objeto de penhora, cuja estimativa foi apresentada pela Waldir Imobiliária no valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), conforme consta nos autos (fls. 479/493). Importa destacar que tal avaliação ocorreu em um momento de alta performance financeira da empresa do Executado, que à época operava de forma robusta, com capacidade de atendimento a um grande número de clientes, em se tratando de um negócio voltado ao ramo veterinário.
Todavia, em função da crise econômica nacional, a empresa sofreu drástica redução de suas atividades, comprometendo tanto a sua sustentabilidade quanto a do próprio Executado, que, atualmente, opera em um espaço reduzido e reside nos fundos do imóvel. A depreciação do valor do imóvel é evidente, tendo em vista que o local não mais apresenta as mesmas condições de lucratividade e atratividade comercial que antes possuía.
Portanto, é necessária a realização de uma nova avaliação, que reflita as atuais condições do imóvel, considerando a realidade econômica desfavorável em que se encontra o Executado e a redução significativa das atividades comerciais no local.
III. DOS PRINCÍPIOS JURÍDICOS APLICÁVEIS
1. PRINCÍPIO DA DIGNIDADE"'>...