Modelo de Ação de Cobrança c/c Indenização por Danos Morais contra Escritório de Advocacia por Retenção Indevida de Valores
Publicado em: 28/03/2025 CivelProcesso CivilÉticaEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE [CIDADE/UF]
Distribuição por dependência, se necessário
PREÂMBULO
Nome do Autor: J. A. de S., brasileiro, estado civil [especificar], profissão [especificar], portador do CPF nº [especificar] e RG nº [especificar], residente e domiciliado na Rua [especificar], nº [especificar], Bairro [especificar], Cidade [especificar], Estado [especificar], endereço eletrônico [especificar].
Nome do Réu: Escritório de Advocacia [especificar], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [especificar], com sede na Rua [especificar], nº [especificar], Bairro [especificar], Cidade [especificar], Estado [especificar], endereço eletrônico [especificar].
Por intermédio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional na Rua [especificar], nº [especificar], Bairro [especificar], Cidade [especificar], Estado [especificar], endereço eletrônico [especificar], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor a presente
AÇÃO DE COBRANÇA C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS
com fundamento no CCB/2002, art. 186, CCB/2002, art. 927 e CCB/2002, art. 205, bem como no CPC/2015, art. 319 e seguintes, em face do Réu acima qualificado, pelos fatos e fundamentos que passa a expor:
DOS FATOS
O Autor contratou os serviços do Réu, Escritório de Advocacia [especificar], para o patrocínio de seus interesses em uma ação judicial que resultou no pagamento de precatórios no valor de R$ [especificar].
Após o levantamento dos valores pelo Réu, o mesmo não realizou o repasse devido ao Autor, apropriando-se indevidamente da quantia que lhe pertencia. Tal conduta configura grave violação do dever de lealdade e boa-fé contratual, além de comprometer a confiança que é a base da relação entre advogado e cliente.
Quando questionado, o Réu alegou, de forma infundada, que o direito do Autor estaria prescrito, o que não se sustenta, conforme será demonstrado adiante.
DO DIREITO
A conduta do Réu caracteriza ato ilícito, nos termos do CCB/2002, art. 186, ao causar dano ao Autor por meio da retenção indevida de valores que lhe pertenciam. A re"'>...