Modelo de Ação de Indenização por Danos Materiais e Morais Decorrente de Consumo de Produto Vencido
Publicado em: 01/04/2025 CivelProcesso CivilConsumidorEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE [CIDADE/UF]
[NOME COMPLETO DO AUTOR], nacionalidade, estado civil, profissão, portador do CPF nº [número], RG nº [número], residente e domiciliado na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], por meio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional na [endereço completo do advogado], endereço eletrônico [e-mail do advogado], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro no CCB/2002, art. 186 e CCB/2002, art. 927, CDC, art. 12 e CDC, art. 14 e demais dispositivos aplicáveis, propor a presente:
AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS
Em face de [NOME COMPLETO DO RÉU], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [número], com sede na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos:
DOS FATOS
No dia [data], o Autor adquiriu no estabelecimento comercial da Ré, localizado na [endereço completo], um produto alimentício da marca [nome do produto], pelo valor de R$ [valor]. Após a aquisição, ao verificar a embalagem do produto, constatou-se que o mesmo estava com a data de validade vencida desde [data de vencimento].
O Autor, sem perceber inicialmente o vencimento, consumiu o produto, o que lhe causou mal-estar, náuseas e outros sintomas físicos, levando-o a procurar atendimento médico no [nome do hospital/clínica], onde foi diagnosticado com [diagnóstico]. Tal situação gerou não apenas prejuízos financeiros, mas também sofrimento emocional, angústia e indignação.
A conduta da Ré, ao disponibilizar para venda um produto com validade vencida, viola frontalmente o direito do consumidor à segurança e à saúde, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC, art. 6º, I). Ademais, a negligência da Ré é evidente, configurando o dever de indenizar pelos danos materiais e morais sofridos pelo Autor.
DO DIREITO
A relação entre as partes é regida pelo Código de Defesa do Consumidor, sendo a Ré fornecedora de produtos e o Autor consumidor final, conforme disposto no CDC, art. 2º e CDC, art. 3º. Trata-se, portanto, de uma relação de consumo, sujeita às normas protetivas do referido diploma legal.
Nos termos do CDC, art. 12, o fornecedor de produtos responde objetivamente pelos danos causados aos consumidores em razão de defeitos decorrentes de fabricação, conservação ou comercialização de seus produtos. No caso em tela, a disponibilização de um produto vencido configura defeito, pois coloca em risco a saúde e a segurança do consumidor.
Ademais, o CDC, art. 14, reforça a responsabilidade objetiva do fornecedor de serviços, sendo desnecessária a comprovação de culpa. O nexo "'>...