Modelo de Ação de Divórcio Litigioso com Guarda e Alimentos de Filha Menor
Publicado em: 10/10/2024 FamiliaExcelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da [vara] Vara de Família e Sucessões da Comarca de [cidade]
Requerente 1: [Nome do Requerente 1]
Requerente 2: [Nome do Requerente 2]
Valor da Causa: R$ [valor da causa]
[Nome do Requerente 1], brasileiro(a), [estado civil], [profissão], inscrito(a) no CPF sob o número [número do CPF], residente e domiciliado(a) na [endereço completo], por meio de seu advogado que esta subscreve, com escritório profissional situado na [endereço do advogado], onde recebe intimações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor a presente AÇÃO DE DIVÓRCIO LITIGIOSO C/C GUARDA E ALIMENTOS, em face de [Nome do Requerente 2], brasileiro(a), [estado civil], [profissão], inscrito(a) no CPF sob o número [número do CPF], residente e domiciliado(a) na [endereço completo], pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
I - DOS FATOS
Os requerentes contraíram matrimônio em [data do casamento], sob o regime de separação total de bens, conforme pacto antenupcial registrado no Cartório de Registro de Imóveis e Notas da Comarca de [cidade]. Da união nasceu a filha menor, [nome da filha], atualmente com [idade] anos de idade.
Diante da ruptura irreversível da vida conjugal, os requerentes decidiram pela separação de fato desde [data da separação de fato], não havendo mais qualquer interesse na manutenção da sociedade conjugal. Contudo, não foi possível a consensualidade para a dissolução do casamento, o que culmina na presente ação de divórcio litigioso.
II - DO DIREITO
Nos termos do CF/88, art. 226, § 6º, o casamento pode ser dissolvido pelo divórcio, independentemente de prévia separação de fato ou de direito, quando verificada a vontade de uma ou ambas as partes em pôr fim ao vínculo conjugal. O CPC/2015, art. 731, estabelece que o divórcio pode ser requerido tanto consensualmente quanto litigiosamente, sendo o caso dos autos a modalidade litigiosa, em razão da falta de acordo quanto aos termos da dissolução.
Os requerentes são casados sob o regime de separação total de bens, nos termos do CCB/2002, art. 1.687. Desta forma, cada um dos cônjuges mantém a propriedade dos bens adquiridos antes e durante o casamento, não havendo que se falar em partilha de bens.
Quanto à guarda da filha menor, a requerente [Nome do Requerente 1] pretende a guarda unilateral, com fundamento no ECA, art. 33, em razão de ser a pessoa que detém melhores condições de assegurar o desenvolvimento saudável da menor, garantindo seus direitos fundamentais. O requerido, por sua vez, deverá ter direito de visitação, em horários a serem estabelecidos por este Juízo.
Quanto aos alimentos, requer-se que o requerido arque com o valor equivalente a [x]% do "'>...