Modelo de Recurso de Apelação – Reconhecimento de Atestados Médicos e Competência Territorial
Publicado em: 12/09/2024 Processo CivilEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA [VARA] CÍVEL DA COMARCA DE [COMARCA]
Processo n.º [número do processo]
[NOME DA RECORRENTE], já qualificada nos autos da ação em epígrafe, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, com fundamento no CPC/2015, art. 1.009, interpor o presente:
RECURSO DE APELAÇÃO
Contra a r. sentença proferida nos autos em que se decretou a revelia da Apelante, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
I – SÍNTESE DOS FATOS
A Apelante foi citada nos autos do processo em que figura como Requerida, porém, em razão de problemas graves de saúde devidamente comprovados por atestados médicos anexados aos autos, ficou incapacitada para a prática de atividades, inclusive a defesa em juízo, até 04/09/2024, conforme documentos apresentados.
Mesmo ciente da impossibilidade da Apelante, o juízo de primeiro grau proferiu sentença de revelia, desconsiderando os atestados médicos e mantendo a decisão sem sequer analisar os argumentos da Apelante acerca da incompetência do foro. A Apelante, por não ter condições financeiras de constituir advogado, apresentou sua defesa em causa própria e, antes do trânsito em julgado, requereu a reconsideração da sentença.
Não obstante, o juízo negou o reconhecimento da contestação e manteve a revelia, sob o argumento de que a contestação fora apresentada fora do prazo.
II – DO DIREITO
1. Da Validade dos Atestados Médicos
Nos termos do CPC/2015, art. 223, parágrafo único, é garantida a prorrogação dos prazos processuais quando há justificativa por força maior ou outro motivo relevante, como a incapacidade física da parte, devidamente comprovada. A Apelante apresentou atestados médicos que demonstram a impossibilidade de sua atuação no processo durante o período estabelecido, que se estendia até 04/09/2024. O indeferimento desses documentos e a consequente decretação da revelia sem a análise de mérito caracterizam violação ao devido processo legal, previsto no CF/88, art. 5º, LIV.
2. Da Ilegalidade da Decisão pela Revelia
A decisão pela revelia, desconsiderando os atestados e a defesa apresentada dentro do prazo, afronta o princípio da ampla defesa e do contraditório, assegurados pelo CF/88, art. 5º, LV. A Apelante, ao alegar impossibilidade de comparecimento por problemas de saúde, não teve sua justificativa analisada de forma adequada pelo juízo, que limitou-se a desconsiderar os argumentos.
3. Da Incompetência Territorial
Ainda qu"'>...