Modelo de Petição para Intimação de Credor Fiduciário em Execução de Alimentos com Constrição de Direitos sobre Veículo
Publicado em: 21/08/2024 CivelProcesso CivilExcelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara de Família da Comarca de ___
[Nome do Exequente], nacionalidade, estado civil, profissão, inscrito no CPF sob o nº ___ e no RG nº ___, residente e domiciliado à [endereço completo], por seu advogado infra-assinado, com escritório profissional à [endereço do advogado], onde recebe notificações e intimações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, requerer a
INTIMAÇÃO DO CREDOR FIDUCIÁRIO
nos autos da execução de alimentos que move em face de [Nome do Executado], nacionalidade, estado civil, profissão, inscrito no CPF sob o nº ___ e no RG nº ___, residente e domiciliado à [endereço completo], pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:
1. Dos Fatos
1.1. Tramita perante este Juízo ação de execução de alimentos movida pelo Exequente contra o Executado, em razão do inadimplemento das obrigações alimentares fixadas em sentença.
1.2. Para garantir o pagamento dos valores devidos, foi determinada a constrição judicial sobre os direitos do Executado referentes ao veículo de placa [placa do veículo], registrado no nome do Executado, mas alienado fiduciariamente ao [nome da instituição financeira].
1.3. Em face da referida constrição, torna-se necessária a intimação do credor fiduciário, [Nome da Instituição Financeira], para que tome ciência da restrição imposta sobre o bem e dos efeitos decorrentes, especialmente no que se refere à possibilidade de execução forçada do veículo para satisfação da dívida alimentar.
2. Do Direito
2.1. A execução de alimentos tem por objetivo garantir o cumprimento das obrigações alimentares estabelecidas em sentença, conforme disposto no CPC/2015, art. 528. A constrição de bens, inclusive direitos sobre veículos, é medida legítima para assegurar o pagamento da dívida, conforme previsto no CPC/2015, art. 831.
2.2. Nos casos em que o bem objeto de constrição está alienado fiduciariamente, a intimação do credor fiduciário é medida necessária para garantir a regularidade do procedimento, evitando litígios futuros e assegurando a transparência na execução, conforme o CPC/2015, art. 799, I"'>...