Legislação
Lei 14.948, de 02/08/2024
(D.O. 02/08/2024)
- O SBCH2 terá a seguinte estrutura:
I - autoridade competente;
II - autoridade reguladora;
III - empresa certificadora;
IV - instituição acreditadora;
V - gestora de registros;
VI - produtor; e
VII - comprador.
- A autoridade competente do SBCH2 será a instância responsável por estabelecer as diretrizes de políticas públicas relacionadas à certificação do hidrogênio no território nacional.
- A autoridade reguladora será a instância responsável por supervisionar o SBCH2, com as seguintes competências:
I - definir os regulamentos para implementação das diretrizes para a certificação do hidrogênio, em alinhamento ao estabelecido pelo CNPE;
II - estabelecer padrões e requisitos mínimos para o processo de certificação do hidrogênio;
III - estabelecer as responsabilidades e as obrigações das empresas certificadoras credenciadas;
IV - fiscalizar a movimentação do hidrogênio comercializado, de forma a verificar sua adequação à certificação;
V - fiscalizar as empresas certificadoras credenciadas; e
VI - definir e aplicar sanções administrativas e pecuniárias cabíveis, conforme previsão em regulamento.
- A instituição acreditadora será instância responsável pelo credenciamento das empresas certificadoras ao processo de certificação do hidrogênio, com as seguintes competências:
I - estabelecer os procedimentos para o credenciamento das empresas certificadoras;
II - proceder ao credenciamento das empresas certificadoras, por ato administrativo próprio ou mediante instrumento específico;
III - disponibilizar e manter atualizada a relação de empresas certificadoras credenciadas em sítio eletrônico; e
IV - auditar os certificados de hidrogênio emitidos pelas empresas certificadoras.
- Instituição privada que atenda aos requisitos estabelecidos pela autoridade reguladora e que seja credenciada pela instituição acreditadora poderá atuar como empresa certificadora, instância responsável pela emissão do certificado de hidrogênio.
§ 1º - Uma vez acreditadas pela instituição acreditadora, compete às empresas certificadoras realizar a avaliação de conformidade, com o intuito de verificar a conformidade do hidrogênio produzido com as normas estabelecidas.
§ 2º - É obrigatório que as empresas certificadoras enviem as informações relativas a cada certificado emitido à gestora dos registros do SBCH2.
- A gestora dos registros do SBCH2 será a instância responsável pela gestão da base de dados nacional de registros de certificados de hidrogênio.
§ 1º - Além da atribuição descrita no caput deste artigo, compete à gestora dos registros o registro, a guarda, a contabilização e a disponibilização das informações dos certificados emitidos para fins de auditoria.
§ 2º - A gestora dos registros deverá manter sistema informatizado e plataforma eletrônica pública de acesso à base de dados.
§ 3º - A gestora dos registros deverá garantir aos compradores a verificação da autenticidade do registro do certificado de hidrogênio emitido.